sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O jornalismo "delicado" da Revista Época (I)

O cirurgião fura-fila
Como um dos maiores especialistas em transplantes de fígado no Brasil foi parar na cadeia
Martha Mendonça e Solange Azevedo

Segundo o superintendente da Polícia Federal no Rio, Valdinho Caetano, o trabalho dos agentes foi delicado. Poucas cirurgias da equipe de Ribeiro Filho teriam sido irregulares. Três delas constam da denúncia do MPF. Para o procurador Marcelo Miller, que assina o documento, elas comprovam o envolvimento do cirurgião e de seus comparsas nas fraudes.


"O cirurgião fura-fila" (Quem fez esse título? Responda, revista Época. Tenha coragem!)

Trabalho "delicado" da Polícia Federal?
É uma "quadrilha" e um "esquema" que faz poucas cirurgias irregulares (02 e uma que não foi realizada por causa da Drª Ellen Barroso - afastada do Rio Transplante por ("erro administrativo")? Em 05 anos de investigação? Um médico com mais de 400 transplantes na carreira? Com defesa já em andamento na área civil? Com "absolvição" por unanimidade de 21 votos no Cremerj? Com negação absurda do contraditório, apesar das solicitações do acusado? E a atuação da Polícia Federal foi "delicada"?
A que papel se prestam os jornalistas da revista Época?

O "Cirurgião e seus comparsas"?

Quanto aos "comparsas", gostaríamos que as jornalistas Martha Mendonça e Solange Azevedo tivessem coragem de dizer se isso saiu da boca do procurador ou delas. Simples: tenham coragem de dizer o que não tiveram para apurar.

Mais uma coisa: Isso é linguagem de uma revista como a Época? Ou de um gibi do Batman, Super-homem, Dick Tracy!
Pedimos desculpas aos autores e personagens dos gibis pela comparação.

Sobre "fura-filas": como devemos chamar jornalistas que não tem um mínimo de respeito pela alma da reportagem que é a apuração? Que publicam sem apurar? Sem fazer a única coisa que dá sentido ao jornalismo em meio a tanta porcaria.
No mínimo, os agressores, deveriam ter um pouco mais de cuidado com a linguagem, com as fontes, com a edição e com os títulos. Nada que um bom manual de Redação não resolvesse, se, hoje em dia, ele servisse para alguma coisa.

E observem que o fato ocorreu em 30/07 e a edição é de 04/08/2008.

Veja ainda:
O jornalismo "delicado" da Revista Época e o caso do bebê Arthur
O caso do bebê Arthur

Nenhum comentário: