terça-feira, 22 de março de 2011

Este é o perfil dos médicos perseguidos pela PF e pelo MPF

SAÚDE
20/01/2011 11:29
Família doa órgãos de seu filho e salva vidas no Rio e Curitiba
Casa de Notícias

A família de um adolescente de 17 anos, de Santa Helena, ao receber a triste notícia na tarde de segunda-feira (17) da perda de seu filho, decidiu num gesto de grandeza doar os órgãos e salvar outras vidas. A coordenadora da Organização a Procura de Órgãos (OPO) e da Central de Transplantes da Regional de Saúde, Irene da Rocha Soares, explicou que em virtude de algumas contradições do potencial doador, somente foi captado o fígado e os dois rins. De acordo com a listagem, o fígado foi doado para uma pessoa do Rio de Janeiro (RJ) e os rins para pacientes de Curitiba (PR).

Devido o mal tempo, o avião que trazia a equipe do Rio de Janeiro não conseguiu pousar em Cascavel e a retirada dos órgãos que deveria acontecer às 14h de ontem, foi transferida para a madrugada, pois o avião pousou no final da tarde em Guarapuava e de lá a equipe seguiu de carro até Cascavel, trocou de veículo e, veio para Toledo, chegando por volta das 22h. A captação iniciou por volta das 00h20, desta quarta-feira (19), e, teve duração de aproximadamente 3h.

Na sequência, as equipes tiveram mais 12h para transplantar no paciente. O receptor é um homem, de aproximadamente 45 anos, portador de um tumor raro no fígado. O paciente está bastante debilitado devido a doença, que foi diagnosticada em torno de dois anos e ele estava na fila há mais de um ano.
O transplante iniciou por volta das 9h de hoje e segundo informações do hospital até às 14h30 a cirurgia acontecia normalmente e o horário programado para encerrá-la é por volta das 17h.

O coordenador da equipe, o médico de transplante hepático, Dr. Eduardo Fernandes, do Hospital Adventista Silvestre do Rio de Janeiro , explica que a problemática do transplante é a preservação adequada do órgão, porque cada órgão possui um tempo de preservação, ou seja, o tempo que ele fica no gelo e é implantado em uma pessoa.

“No caso do fígado o ideal é que ele fique no gelo entre 10h à 12h, dependendo do líquido que é utilizado. Como estamos longe do hospital que faremos o implante, precisamos minimizar o tempo do fígado no gelo para o transplante ter êxito”.

SAÚDE
21/01/2011 14:16
Recepção de órgãos doados em Toledo foi um sucesso
Casa de Notícias

Na madrugada da última quarta-feira (19), equipes de médicos do Rio de Janeiro (RJ) e de Toledo (PR) captaram os órgãos de um adolescente de 17 anos. O fígado foi transplantado em um homem, segundo informações da assessoria da MMatsuo, trata-se do ator global Duda Ribeiro. Há dois anos, a equipe médica diagnosticou um tumor raro no fígado e há mais de um ano estava na fila de espera. A cirurgia foi bem sucedida e a sua recuperação, apesar de lenta, está sendo positiva. Os rins foram transplantados para duas crianças de Curitiba no mesmo dia. Elas também passam bem.

Atualmente, 2500 pessoas estão na lista de transplantes de órgãos no Paraná. O primeiro órgão da lista é o rim, seguido de córneas, fígado e coração.

Nenhum comentário: